FANDOM

A Vila é o lugar nos subúrbios da Cidade do México, onde o Chaves e sua turma moram. O dono do nosso amado vilarejo é o Sr. Barriga interpretado por edgar vivar que também interpretou nhonho. É na vila onde acontecem a maioria dos episódios de Chaves.

A Vila

A Vila tem aparentemente 3 pátios. No pátio principal se passa a maioria dos episódios da série e geralmente a maioria que se passam na vila começam e terminam lá. É lá que moram Chaves (ele não mora exatamente, mas ali fica o seu barril), Dona Florinda, Seu Madruga, Quico, Chiquinha, Dona Clotilde e durante um curto período de tempo - Paty e Glória. A vila possui 78 inquilinos.[1]

A porta da vila não foi a mesma em todas as temporadas, pois desde a esquete Remédio Duro de Engolir de 1972 até o episódio Tocando Violão de 1975, a entrada é em formato oval e menor, além do portão ser mais próximo. A partir de Lavagem Completa, a entrada fica mais alta e em formato quadrado, além de que o portão fica mais distante, e inclusive Chaves menciona isso no episódio em questão. Outra alteração foi o chão da vila, que antes era o chão do estúdio - liso e polido, que predominou da primeira esquete até o episódio O Primo do Seu Madruga de 1975, o chão passa a ser próprio - cerâmicas quebradas e cinzentas. Além disso, a partir de 1975, a iluminação e a qualidade de imagem mudam também.

O segundo pátio, se notar, nenhum dos personagens principais moram lá, mas é frequentemente mostrado, por servir de local para as crianças brincarem, por causa da fonte, que acaba de certa forma atraindo os moradores para lá, outro motivo é que lá na maioria das vezes é o esconderijo do seu madruga para não pagar o aluguel. O segundo pátio possui muito mais casas do que o primeiro, porém é raríssimo ver algum personagem saindo de alguma das casas. A que é mais mostrada com frequência é a última casa, a qual possui uma escada e fica num nível superior as outras.

O terceiro pátio nunca foi mostrado e sua existência não é confirmada. Diferente do segundo pátio que é sempre citado pelos personagens, o terceiro pátio nunca foi nem sequer citado, porém o que temos certeza é que existe um local além do segundo pátio em uma pequena passagem após a última casa do segundo pátio, pois como é mostrado nos episódios Os Gesseiros, O Ratinho do Quico ou A Fonte dos Desejos, os personagens principais vão para lá, dando ideia de que exista o terceiro pátio. Provavelmente Chesperito faria esse terceiro cenário, mas por falta de espaço, acabou sendo resultado apenas numa passagem. Mas que lugar é esse ninguém nunca falou? Questiona-se se o Chaves morava mesmo em tal local e o número 8 ficava lá.

Casas / Moradores

Primeiro pátio:

  • nº 14 - Dona Florinda mora nesta casa com o seu filho Quico. A casa de Dona Florinda é mostrada com certa frequência, e ela é bem mobiliada, limpa e bonita, além de que aparece apenas a sala de estar e o local onde fica a mesa e a geladeira, embora a cozinha fique numa sala não mostrada. Pertenceu ao Seu Madruga na esquete Remédio Duro de Engolir.
  • nº 23 - Glória e sua sobrinha Paty moram nesta casa. No episódio "As Bombinhas", Chaves entra nesta casa, e aparentemente, ninguém mora nela. Nunca foi mostrado seu interior.
  • nº 24 - Glória e sua sobrinha Paty moraram lá em 1978, Jaiminho morou lá nos anos 80,e até foi mostrada seu interior. No desenho animado, ele ainda mora lá;
  • nº 71 - Dona Clotilde mora nesta casa. Já morou com seu animais de estimação, cão, cadela e gato (ambos chamados Satanás, e a cadela chamada "Canela"). Raramente é mostrado o interior da casa e só é possível ver um quadro ou um vaso encostados numa parede. Sua casa verdadeira não é mostrada por questões de espaços no estúdio. No episódio A Casa da Bruxa, na imaginação das crianças da vila, sua casa é escura e subterrânea, cheia de artigos de bruxas e objetos de natureza e um caldeirão, embora nada disso seja verdade.
  • nº 72 - Seu Madruga mora lá com sua filha Chiquinha. Dona Neves morou lá na ausência de Seu Madruga. Esse é o segundo cenário mais mostrado no programa e a casa mais frequentada por Chaves. A casa de Seu Madruga é pequena, tendo apenas um quarto, que provavelmente seja uma suíte, já que constantemente é referido como banheiro. Na casa há bandeiras do time de Seu Madruga, quadro dele e de Chiquinha, uma estante, uma mesa e uma porta, que embora nunca tenha sido mostrada (a não ser uma pequena parte em Os Espíritos Zombeteiros - Parte 3 de 1974), mas já foi confirmado ser lá a cozinha.

Casas desconhecidas:

  • nº 8 - Chaves
  • nº 78 - Rosa
  • Há uma família de sobrenome Gonçalves.
  • Há uma família de sobrenome Martines.
  • n°19 - Figurante Narigudo
  • n°17 - Glória e Paty
  • n°27 - Citada por Chaves no episódio do aniversário do Seu Madruga.
  • n°37 - Citado por Seu Madruga
  • n°84 - Citado por Seu Madruga.

Segundo Pátio da Vila:

  • 44 - Malicha (Nunca foi vista)
  • 80 - Sr. Descansado (Somente vista no "Gibi" 1995). A casa rosa do segundo pátio.
  • 81 -
  • 82 - A casa desocupada.
  • 28 - A casa da escadaria.
  • 22 - ??? (Nunca foi Vista)

Patio 1

Pátio principal

Clica que a foto aumenta!
Porta

Porta da Vila

Referências

  1. Antes Um Tanque Funcionando Que Uma Lavadora Encrencada - Dona Neves: "Não, filha, somos 78 inquilinos."

Áreas e casas da Vila
Primeiro Pátio · Apt. 14 · Apt. 71 · Apt. 72 · Segundo Pátio· Casa n°8 · Parte de Fora da Vila

Lugares na série Chaves
Vila · Restaurante da Dona Florinda · Escola · Acapulco · Tangamandápio · Casa do Sr. Barriga· Parque de Diversões· Salão de Cabeleireiro

Também no FANDOM

Wiki aleatória