FANDOM


Zenón Barriga y Pesado,[1] mais conhecido como Senhor Barriga, é um dos personagens principais da série Chaves.

Personagem

Logo no começo da série clássica em 1972, Barriga não era conhecido pelo nome e sim como "Senhor". Com o passar do tempo, a história do personagem foi mudada: O rico dono da vila que, para economizar o salário de um cobrador, vai na vila cobrar o aluguel dos inquilinos. Em 1974 foi introduzido o filho do Sr. Barriga, Nhonho.

Seu Barriga, sempre ao chegar na vizinhança para cobrar o aluguel, tem que lidar com muitos problemas: logo na entrada, sempre leva uma pancada do Chaves. Depois, tem que cobrar o aluguel do caloteiro Seu Madruga, inquilino que nunca paga o que deve.

Apesar disso, Seu Barriga nunca o despejou (mas já ameaçou algumas vezes). E mesmo com as doloridas pancadas do Chaves, nunca bateu-lhe (mas já tentou assustá-lo fingindo-se de fantasma). O coração de Barriga ainda mostra-se maior ainda: já levou Chaves a uma viagem para Acapulco e recebeu e hospedou a vizinhança em sua própria casa na época do Natal.

Barriga vive sofrendo ofensas devido à seu peso: principalmente as crianças não economizam zombarias. Assim como outros personagens, o que não falta ao Seu Barriga são apelidos em relação á sua aparência, nesse caso, por ser gordo, lhe caçoam o peso chamando-lhe de "barril de pé", "banha esparramada", ou chacotas no contexto da conversa que estão tendo.

Em certo episódio, Barriga disse que, quando jovem, morava na vila. Conforme ganhou dinheiro, enriqueceu e comprou a vila. Seu Barriga mora na Rua Cachalote esquina com a Rua Baleia na Vila dos Elefantes.

Curiosidades

Bordões

  • "Tinha que ser o Chaves de novo/mesmo!" (quando Chaves o dá uma pancada quando ele chega à vila)
  • "Porque sempre que eu chego na vila você me recebe com uma pancada?"
  • "Pague o aluguel!" (dito para Seu Madruga, com a mão em riste à cara deste)
  • "Basta!"
  • "É melhor eu ir embora porque pode ser contagioso!"
  • "Não tem dinheiro para pagar o aluguel, mas tem dinheiro para..."
  • "Afaste-se!!"
  • "Você não sabe que só os idiotas respondem uma pergunta com outra pergunta?"
  • "Até que a morte os separe..." (dito para o professor Girafales)

Referências Bibliográficas e Notas

  1. Episódio A Bola de Boliche - Parte 2, 27 de Novembro de 1978
  2. Livro Chaves - a História Oficial Ilustrada (Roberto Gómez Bolaños, Editorial Televisa; 2012), p. 63 (visualização)
Chaves
Personagens: Chaves - Quico - Seu Madruga - Chiquinha - Dona Florinda - Professor Girafales - Sr. Barriga - Dona Clotilde - Jaiminho - Dona Neves - Nhonho - Pópis - Godinez - Paty - Glória - Malicha - Outros


Lugares: Barril do Chaves - Casa do Chaves - Casa do Seu Madruga - Casa da Dona Florinda - Casa da Dona Clotilde - Casa do Jaiminho - Casa do Seu Barriga - Pátio - Segundo pátio - Vila - Escola do Professor Girafales - Hotel de Acapulco


O Melhor do Chaves: O Melhor do Chaves: Foi Sem Querer QuerendoO Melhor do Chaves: Tinha Que Ser o ChavesO Melhor do Chaves: Isso, Isso, IssoO Melhor do Chaves: É Que Me Escapoliu!O Melhor do Chaves - Vol. 5: Tá Bom, mas não Se IrriteO Melhor do Chaves: Tudo Eu! Tudo Eu! Tudo Eu!O Melhor do Chaves: O Natal do ChavesO Melhor do Chaves: O Melhor das Crianças da VilaAmérica Celebra a Chespirito30 Anos de Chaves


Obra: El Diario Del Chavo Del Ocho