FANDOM


Sistema Brasileiro de Televisão
20140718155539
Logo Atual
Conhecida como SBT
Sede Osasco, SP
Bandeira do BrasilBrasil


Av. das Comunicações, 4, Anhangüera Industrial

Dono Sílvio Santos
Pertence ao Grupo Sílvio Santos
Programas CH Exibidos Atualmente Chaves
Chapolin
Chaves em Desenho Animado
Sites da Emissora
Site Original http://www.sbt.com.br/default.asp
Wikipédia SBT

Iniciou-se em Maio de 1976 a TV Studios (TVS), no Rio de Janeiro com concessão no canal 11, que recebeu graças à influência de alguns de seus companheiros junto ao governo federal da época, em especial o humorista Manuel da Nóbrega. A principal atração da nova emissora era o Programa Silvio Santos, exibido aos domingos aproximadamente das 11h às 20h.

Em 1980, com o fechamento da Rede Tupi, Silvio consegue a concessão de outros quatro canais, dos quais três pertenciam à Tupi: o canal 4 de São Paulo (ex-TV Tupi), o canal 5 de Porto Alegre (ex-TV Piratini) e o canal 5 de Belém (ex-TV Marajoara).

O canal 9 do Rio de Janeiro, que fazia parte do pacote com os quatro canais, pertencia à TV Continental e entrou no ar em 1982 como filial carioca da TV Record (em 1987 o canal foi renomeado sucessivamente TV Copacabana e TV Corcovado). Reunindo os antigos canais da Tupi e o canal 11 do Rio, Silvio forma em 19 de agosto de 1981 o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A marca SBT, porém, só seria amplamente divulgada anos mais tarde. A praça de São Paulo passa a ser a sede e a fonte geradora da programação da nova rede.

As Séries CH

Um dos boatos da estréia das séries Chaves e Chapolin no Brasil é que quando Sílvio Santos comprou novelas da Televisa (com preço muito baixo), e recebeu as fitas das séries também. A série não agradou muito a Sílvio Santos e sua Equipe, porém o diretor do núcleo de dublagem José Salathiel Lage apostou na série e Silvio lhe atendeu. Então ele mandou o Estúdio de Dublagem MAGA dublá-las, o resultado foi uma das fortes audiências do SBT. As séries estreiaram no programa do palhaço Bozo.

Vai e vem das Séries CH

Anos 80

  • Em 1984, Chaves & Chapolin eram exibidos ás 17:00 horas, no Programa "TV POWWW" que inicialmente era exibido por Paulo Barboza, sendo depois um quadro do programa do Bozo. Chaves estreou no dia 24/08 e Chapolin foi exibido antes de Chaves aqui no Brasil, no dia 20/08.
    • O SBT deixou inédito 2 episódios de Chaves: "Violinistas e Violinados" de 1975, e "A aula de matemática" de 1979. O episódio do Chapolin "Quer apostar como nunca mais entro em uma aposta?" de 1975 também não foi exibido (até hoje é inédito na emissora, passando apenas online em 2014).
  • No ano de 1985 o SBT já cortava os créditos e abertura original da séries. As dublagens finalmente terminavam, e estrearam os episódios "Dando sorte com muito azar" de 1979 e "A aula de matemática" de 1979. Infelizmente o episódio "Refrescos do Chaves - parte 1" de 1974 deixou de ser exibido, sendo o primeiro perdido até então na época.
  • No ano de 1985, Chapolin tinha só 27 episódios,e no final desse ano ficou só com 24 episódios. Desses episódios que saíram, foram: "O louco da cabana" e "Pedintes em família". Esses dois voltaram em 2006. "Cleopátra" e "O homem invisível" também saíram do ar, mas voltaram em 1988.
  • Em 1986 muitos episódios deixaram de ser exibidos. O episódio "Violinistas e Violinados" finalmente estreou.
  • Em 1987 Chaves começou a ser exibido às 8:00 da noite, e a programação ficou do seguinte modo: às segundas, quartas e sextas era exibido o Show da Lucy; e às terças, quintas e sabádos era exibido Chaves, sem contar que Chaves continuava a ser exibido às segundas, quartas e sextas ao meio dia no programa do Bozo. Esse horário deu bastante audiência pro SBT e a emissora acabou decidindo comprar novos episódios.
  • Em 1988 o SBT comprou novos lotes de episódios para o Chaves e alguns pro Chapolin.
    • 3 episódios estrearam nos Domingos entre o final de Janeiro e início de Fevereiro de 1988, sendo que Chaves substituiu Silvio Santos que ficou 3 domingos fora por ter feito uma operação em suas cordas vocais. No quarto domingo Silvio Santos voltou e Chaves deixou de ter inéditos.
    • Em Fevereiro o SBT anunciou que iria exibir novos episódios do Chaves a partir de Março. Continuava no mesmo horário, porém agora as Segundas, Quartas e Sextas, enquanto o Show da Lucy saiu e foi substituído pelo Batman. O lote foi exibido entre 7 de Março até 8 de Junho. A partir do dia 10 de Junho, o lote foi reprisado. Alguns episódios como "Quem canta seus males espanca", "Um rato na contramão - parte 3", "Os ladrões e o carrinho de sorvete/ O Bolo da Dona Clotilde" foram exibidos apenas uma única vez.
    • O SBT ainda deixou 20 episódios inéditos. Porém, o episódio "O dia das crianças" estreou em 12 de Outubro daquele ano.
    • O pequeno lote do Chapolin ficou todo inédito. Porém os episódios "Cleópatra" e "O Verniz Invisibilizador" que tinham saído do ar em 1986, voltaram ao ar em 1988.
    • Também voltaram ao ar do Chaves 6 episódios que tinham saído em 1986, mas infelizmente outros 6 saíram, como "Quem será o novo chefe/O Leiteiro", "O caçador de lagartixas", "Seu Madruga sapateiro - parte 1" (versão de 1973).
    • Em Setembro, o Batman sai do ar, e é substituído por "Confissões Verdadeiras", porém deu pouca audiência e saiu do ar. Chaves então passa a ser exibido de Segunda á Sexta.
  • Em 1989, decidem lançar um LP do Chaves com 10 músicas.

Anos 90

  • Em 1990, o SBT comprou novos episódios de Chaves e Chapolin. 26 episódios e novos apareceram nesse ano. Os novos episódios de Chaves inicialmente começaram a ser exibidos aos Domingos ás 12:00, enquanto os episódios dos lotes de 1984 e 1988 eram exibidos de segunda à sábado em 3 horários: 12:30, 18:00 e 20:30. Esse lote de 1990 ficou apenas uns 6 meses no ar, voltando apenas em outubro de 1992.
    • Em 1990 com novas ideias,o SBT cria aberturas para Chaves & Chapolin que estrearam com os novos episódios, as aberturas foram trocadas em 1993.
    • Porém, maioria dos episódios de ambos os programas tinham as suas esquetes cortadas.
    • Os episódios do Chaves "Guerra é guerra" de 1975, "O despejo" de 1972, "Jogando Bola - parte 1" (a segunda parte é inédita) de 1973, "O homem invisível" de 1974, "O festival da burrice" de 1974, "Mal-entendidos" de 1975, "O banho do Chaves" de 1978, "O cachorrinho" de 1979 e "Quem descola o dedo da bola número 2 - parte 3" de 1978 foram exibidos apenas uma única vez.
    • O episódio do Chapolin "A bola de Cristal" de 1977 foi exibido uma única vez, não sendo exibido na reprise. Mas no seu lugar foi exibido "Para fugir da Prisão" de 1973.
    • No segundo semestre desse ano o SBT começou a exibir o Chaves a partir das 20:30 e Chapolin as 21 horas. A novidade é que o Chapolin recebeu mais inéditos ainda. Chapolin então que tinha poucos episódios no início daquele ano terminou com 91 episódios. O SBT ainda deixou 15 episódios inéditos do Chapolin, que estrearam entre 2006-2008.
    • O SBT ainda deixou alguns inéditos de Chaves, como "A carabina" de 1979, "A perna quebrada - parte 2" de 1978 e "Uma epidemia de gripe" de 1978, entre outros também. Alguns que foram citados foram lançados em VHS na época.
  • Em 1991 estrearam as continuações de Acapulco. Provavelmente no dia 19/03/91 foi exibido numa enchente no SBT um episódio misterioso "O Revolvinho do Chaves" e que foi exibido na hora do TJ Brasil.
  • Em 1992, o SBT estreia um mini pacote de episódios do Chaves. Esse foi o último pacote dublado pela MAGA.
    • Mas foi a partir daí, que o SBT começou a engavetar os episódios por serem semelhantes, e os que não eram semelhantes foram arquivados por motivos desconhecidos, sendo que a emissora alegou que era "problemas nas fitas", sendo que isso foi desmentido anos depois.
    • Nessa época, voltaram grandes clássicos ao ar, como: "Ah! Logo agora que eu iria ver meu time jogar!", "Um finíssimo tecido Made in Taubaté", "Pintando o Sete - Parte 2" (Esse voltou com uma redublagem de 1990), "Posso não emprestar o que é meu, mas dos outros...", entre outros.
    • O episódio do Chaves "O Leiteiro" de 1973 voltou ao ar no SBT, porém, sem a esquete dos ladrões. Isso porque o SBT começou a "liminar" as esquetes dos outros personagem que pertenciam ao programa do Chaves. E as esquetes dos outros personagem que eram do Chapolin que foram dublados no lote de 1984 eram exibidos ainda normalmente.
    • O lote do Chapolin dublado nesse mesmo ano ficou todo inédito, estrearam apenas 15 anos depois.
  • Em 1993 voltou ao ar, após 9 anos, o episódio Ano Novo na Casa do Seu Madruga, de Chaves.
  • Em 1993 estrearam novas aberturas para Chaves & Chapolin,até hoje as aberturas são as mesmas.
    • Em 1993, repentinamente, estreou o episódio O Dia dos Namorados, de Chaves. Nesse mesmo ano criaram o Disk Chaves e,que,trechos desse episódio foram exibidos.
  • Em 1997 a CNT comprou o programa Chespirito assustando o SBT, mas um ano depois o programa saiu do ar. Até hoje a CNT não exibe mais.
  • Em 1998, o SBT anunciou a saga "Romieta e Julieu" no programa "Quinta Comédia" às 21:45 do dia 13/08. Foi finalmente exibido a segunda parte que tinha sido dublada em 1992, porém só foi exibido apenas nesse dia.
  • Em 1999, o SBT anuncia a saga do Chapolin "Aventuras em Marte" do programa Chespirito de 1981. Porém a emissora exibiu como um filme no Cinema em Casa. Hoje essa saga está perdida na emissora.
  • Em 1999, o SBT aproveita e anuncia o "Clube do Chaves" com a dublagem BKS/Parisi . Porém as chamadas saíram rapidamente do ar pois o SBT acabou decidindo redublar. O SBT voltou a anunciar em 2000 já dublados pela Gota Mágica, porém a emissora cancelou de última hora.
  • Em 1999, Chaves ganha do programa "Mais Você", da Rede Globo, e atinge o 1º lugar no ibope várias vezes consecutivas. A imprensa volta a comentar o fenômeno Chaves e o SBT exibe um episódio de Chaves nunca visto antes no Brasil: A Falta de Água. Com a estreia da primeira parte, a versão de 1974 foi engavetada. Também foi exibido na época o episódio "O homem invisível" de 1974. Mas assim como em 1990, foi apenas exibido uma única vez.

Anos 2000

  • Em 2001 estréia o Clube do Chaves no SBT, com nova dublagem,da Gota Mágica, dubladas em 1999 e em 2000. Um ano depois, o programa sai da grade.
  • Em 2003 o programa "Falando Francamente" de Sônia Abrão passa resumos de episódios perdidos e inéditos dublados do Chaves. Chapolin sai do ar por dois anos,alguns episódios semelhantes de Chapolin sai do ar, e alguns episódios perdidos do Chaves voltam. Ex: "A máquina fotográfica 1°parte","Peludinho","Os Chifres Queimados do Professor Girafales",etc. Exibidos só uma vez nos anos 90. Sem contar que esses episódios voltaram depois da remasterização que provavelmente o SBT fez no final de Agosto (Vale lembrar que nesse período, Chaves saiu do ar depois de 16 anos interruptos).
  • Em 2006, o SBT volta a exibir Chapolin de volta (Isso foi no início de Dezembro de 2005). A novidade era alguns perdidos que voltaram ao ar e vários episódios inéditos estrearam também.
  • Em 2006 o Clube do Chaves volta como tapa-buraco nas madrugadas do SBT.
  • Em 2007 o Chapolin estréia episódios inéditos mas, logo sai do ar de novo. Estréia Chaves em Desenho Animado.
  • O episódio perdido do Chaves O Ratinho do Quico volta a ser exibido. No final do mesmo ano, o SBT manda redublar/dublar episódios do Chespirito dos Anos 1980-1990. Porém,essa dublagens nunca foram exibidas até hoje.
  • Em 2008 O Chapolin volta ao ar com novos episódios. "Romieta e Julieu - parte 2" que não passava na emissora desde 1998, voltou também ao ar. E estrearam vários episódios inéditos e esquetes também inéditas.
  • Em 2009 Chapolin sai do ar novamente.
  • Em 2010 foi anunciado que o SBT não seria a única emissora a exibir Chaves e Chapolin no Brasil. A TLN e Cartoon Network anunciaram a série na TV a Cabo. A surpresa foi que essas emissoras exibiram episódios inéditos e perdidos no SBT.
  • Em 2011 Chapolin volta ao ar, e sai do ar novamente. Depois das exibições dos perdidos na TLN e Cartoon Network, o SBT volta atrás e no Festival SBT 30 Anos em Julho, foi explicado o porque dos episódios terem saído do ar: por serem semelhantes. Cerca de 40% do que o SBT tinha eram semelhantes, então engavetaram uma versão (de preferência as mais antigas) e colocaram uma outra versão. Pouco tempo depois, a emissora anuncia que iria exibir os Episódios Perdidos a partir de Agosto. Mas o SBT anunciou aqueles episódios que não eram semelhantes. Foram 9 perdidos, sendo que 8 já eram exibidos pela TLN e Cartoon Network (O único episódio perdido que não passou nesses canais foi "Panquecas pra dentro, barriga para fora") e 2 inéditos na emissora.
  • Em 2012 Começa a exibir episodios semelhantes de Chaves. Foram vários perdidos que voltaram, além de inéditos que nunca haviam passado. A surpresa nessas exibições foi o episódio "Muitas Marteladas - parte 2" de 1974, que é um perdido mundial e que foi descoberto a partir do SBT.
  • Em 2013 Chapolin volta ao ar com novos episódios, e alguns perdidos desde 2003 voltaram. Porém pela baixa audiência, a emissora cancelou os Semelhantes duas semanas depois de colocar ao ar. Infelizmente os episódios voltaram sem suas esquetes.
  • Em 2014 Começa a exibir episodios ineditos de Chaves na dublagem RioSound, alguns deles já foram dublados pela Gábia em 2006. Eles foram exibidos a partir logo em Janeiro, mas pelas críticas a emissora deixou de exibir. O SBT aproveitou esses episódios e renomeou eles de "Episódios Perdidos" três dias depois da morte de Roberto Bolãnos. No final do ano, o SBT exibiu o episódio que os fãs tanto esperavam: "Natal, noite de paz" de 1973, com dublagem MAGA de 1988.
  • Em 2014 no horário eleitoral, pela internet, Chapolin é exibido as 13:00 e as 18:30, os episódios perdidos de 2003 ficaram engavetados, mais as novidades foram duas,exibiram o episódio "A herança" de 1977 que já era exibida pela TLN e CN. E o episódio Inédito exibido "Quer apostar como eu nunca mais entro em uma aposta?" de 1975 só que seus 7 minutos finais cortados por estar danificados. Chapolin saiu em Outubro do mesmo ano.
  • Em 2015 Chapolin volta ao ar, só com episódios clássicos.
  • Em 2015 Chapolin sai do ar novamente.
  • Em 2015 Houve algumas surpresas. No dia 07/02 foi exibido a esquete "Agente zero zero seta" (Essa esquete antecede o ep. Barquinhos de Papel de 1973. Esse do Chaves voltou em 2012), que não era exibido pela emissora desde 1992. No dia 17/03 foi exibido outro episódio perdido: "Uma visita muito importante - parte 1" que não era exibido desde 1992 (Curiosidade: voltou com a dublagem de 1990, que era inédita). No dia 22/03 foi exibida uma esquete inédita do Dr.Chapatin : "Contrabandistas de Jóias" (Essa esquete antecede o último episódio que foi dito). No dia seguinte, passou a Segunda parte das novas vizinhas, que também era perdido desde 1992 (Assim como a primeira parte, voltou redublado, tendo a dublagem de 1988 perdidas). No dia 31/03 foi exibido outro episódio inédito de Chaves: "Oras, bolas" (Vale lembrar que esse episódio também tem nos BOXs do Chaves). E no dia 14/04 foi exibido a esquete "O homem das mil caras", que era perdida no SBT desde 1992. Porém o episódio do Chaves "Pintores Amadores" que vem depois dessa esquete não foi exibido, permanecendo até hoje perdida.
  • No início de 2016 o SBT tirou da grade diária o Chaves, passando então apenas aos sábados e domingos de manhã.
  • Em 2017 volta o Clube do Chaves na grade da tarde do SBT, mas sem novidades pra todo o Brasil. Mas o episódio inédito do Chapolin "A Herança" estreou no SBT, porém apenas para o Rio Grande do Sul, sendo que no sinal pra todo o Brasil não foi pro ar (Curiosidade: Esse episódio foi exibido apenas duas vezes no Rio Grande no Sul, sendo que na segunda exibição foi exibido os créditos do episódio). O programa saiu do ar definitivamente em 15/06.

Links Externos

Bandeira do Brasil Emissoras de televisão brasileiras que exibem programas CH Bandeira do Brasil
Atualmente
Cartoon Network¥ • SBT△ • TLN¬
Antigamente
Band£ • Boomerang² • CNT³
° Refere-se a Chaves / ¹ Refere-se a Chapolin / ² Refere-se a Chaves em Desenho Animado / ³ Refere-se ao Programa Chespirito / £ Refere-se a programas de Carlos Villagrán / ¢ Refere-se a Chaves e Chapolin / ¬ Refere-se a Chaves e Chespirito / △ Refere-se a Chaves e Chaves em Desenho / ¥ Refere-se a Chaves, Chapolin e Chaves em Desenho
negrito - se refere aos líderes de gangues