FANDOM

Rubén Aguirre
Ruben Aguirre
Local de Nascimento Saltillo, Coahuila México
Data de Nascimento 15 de junho de 1934
Idade 82 anos (morto em 17 de junho de 2016)
Atuou em Chaves
Chapolin
Chespirito
Personagens Professor Girafales
Sargento Refúgio
Lucas Pirado
Diversos personagens em Chapolin
Parentes  ???

Ruben Aguirre Fuentes foi um ator mexicano. Nas séries de Chespirito, Aguirre interpretou em Chaves o Professor Girafales; em Chompiras, o Sargento Refúgio; e em Los Chifladitos, Lucas Pirado. Aguirre participou de todas as temporadas de todos os programas de Chespirito, exceto a primeira.

Biografia

Antes um executivo de televisão de 1,95m (além de animador e apresentador), Aguirre foi apresentado a Roberto Bolaños por seu chefe, diretor de programação, que lhe agendou uma consulta com ele pelo projeto da série El Ciudadano Gómez (1969) de Chespirito. Aprovado o projeto pela emissora, no dia da gravação do episódio piloto, a atriz que Rubén citara para fazer o papel de secretária não se apresentou. Rubén então perguntou a Chespirito "Olhe, dá no mesmo que seja secretária ou secretário?", e ele disse "Dá na mesma.", ao que Rubén respondeu "Bom, então vou fazer eu o secretário por que a secretária não apareceu em lugar algum."[1]

Posteriormente, ainda ao lado de Chespirito, Rubén Aguirre interpretou o esboço do Professor Girafales em Los Supergenios de La Mesa Cuadrada.

Foi ele quem apresentou Villagrán a Chespirito, durante uma festa em sua casa. Os dois eram amigos e faziam uma peça em que Carlos era um ventríloquo. No entanto, a decisão de Villagrán de supostamente ter abandonado as séries não agradou a Aguirre, que classificou como ato sujo e descarado a saída do eterno Quico.

Em 1995 com o fim da gravação do programa Chaves, ele dirigiu o programa Ahi esta la Chilindrina estrelando Chiquinha interpretada por María Antonieta de las Nieves.

Ele foi proprietário de um circo de 1976 até 2013, quando se aposentou. Durante a carreira chegou a pesar mais de 120 kg, devido a remédios que teve que tomar por causa de um problema na perna.

Curiosidades

  • Durante uma Twitcam, quando perguntado qual o capítulo de que mais gostou, Rubén descreveu, admitindo dificuldade em escolher: em Chapolin, "Eu ia a cavalo, e me arrependia de ser um bandido - eu roubava - e me entreguei à justiça, e logo queriam me enforcar. Então escapei, e logo queriam enforcar o Chapolin e eu o salvei.", uma trama que ocorre em A Forca. De Chaves, não conseguiu pensar em um: "Eu fiz tantos..."[2]

Referências Bibliográficas e Notas

Atores
Séries Clássicas: Roberto Gómez Bolaños - Carlos Villagrán - Ramón Valdez - Maria Antonieta de Las Nieves - Florinda Meza - Ruben Aguirre - Angelines Fernández - Edgar Vivar - Raúl "Chato" Padilla - Horácio Gómez Bolaños - Ana Lilian de la Macorra
Participações: María Luisa Alcalá - Ricardo de Pascual - Regina Torné - Abraham Stavans - Germán Robles - Hector Bonilla - Maribel Fernández - Patty Juaréz - Rosita Bouchot - Janet Arceo - Ángel Roldan - Marta Zabaleta - José Luis Amaro - Olivia Leiva - José Antonio Mena - Arturo García Tenório - Raúl Padilla "Chóforo" - Ramiro Orcí - Jorge Gutiérrez Zamora - Angélica Maria - Rocío Prado - Eugenia da Silva - Luz Elena Silva - Yula Pozo
Clube do Chaves: Moises Suárez - Anabel Gutiérrez - Arnoldo Picazzo - Roberto Gómez Fernández - Benny Ibarra - Veronica Fernández - Maria Clara Zurita - Eduardo Palomo - Carlos Pouliot - Eduardo Shilinsky - Pedro Romo - Rodolfo Rodrígues