FANDOM


Frederico Bardón de la Regueira[1][2][3] ou Frederico Mátalas Corcuera, mais conhecido como Quico ou Kiko, é um personagem da série Chaves. Interpretado por Carlos Villagrán durante os anos 1971 a 1978, quando deixou as séries.

Características

Quico é um garoto bochechudo de 9 anos, metido e muito mimado por sua mãe, Dona Florinda, e tudo que ele deseja é ganhar sua bola quadrada do Professor Girafales. Suas bochechas enormes são sempre alvo de chacota entre as crianças. Vive exibindo-se para Chaves, sempre que o vê com um brinquedo simples e velho, Quico vai até sua casa e volta com um novo, bonito e moderno, apenas para fazer inveja ao pobre menino. É um perfeito idiota - assim o define Chiquinha, que sempre dá um jeito de se divertir às custas de sua burrice, que ele não nega, quando Chaves o desrespeita, sempre dá um soco no orfão e Quico é vencido por três socos. Com sua falta de inteligência, Quico irrita principalmente Seu Madruga, que sempre lhe dá um beliscão, e Quico sempre conta para sua mãe, e a mesma bate em Seu Madruga, muitas vezes até injustamente. Mesmo Seu Madruga sendo um bom homem, aguenta a zombaria de Quico, chamando-o de gentalha e o empurrando.

Dublagem

No Brasil, Quico é dublado por Nelson Machado na fase clássica de Chaves. Quando Quico deixou as séries em 1978, foi tentar carreira solo com os seriados Kiko Botones, Federrico e Ah que Kiko!, este último sendo exibido pela Bandeirantes e tendo a dublagem dos Estúdios Maga ou seja, Nelson Machado o dublou também em sua própria série. No desenho animado, foi dublado por Sérgio Stern, e nos episódios inéditos de 2014, foi dublado por Vinicius Sousa.

Roupas

Quico sempre esteve com seu terninho de marinheiro e nenhum episódio ele aparece com outra roupa (somente no episódio de Acapulco e em outras séries que Quico fez parte). Mas uma coisa que Quico sempre mudou foi seu boné:

1972-1973 - O boné do Quico neste ano tinhas as seguintes cores: branco,vermelho e azul escuro, usava meias brancas e uma gravata parecendo um laço.

1973 - O boné do Quico nestes anos tinha as seguintes cores: azul marinho, azul claro e vermelho; além das meias brancas e uma gravata nova, mais parecida com a de marinheiro.

1973-1977 - O boné do Quico nestes anos tinha as seguintes cores: amarelo, azul escuro e vermelho; agora as meias passam a ser amarelas.

1978 - O boné do Quico neste ano tinha as seguintes cores: preto, vermelho e amarelo (este boné também é muito usado na série ''Ah! que Quico !''); as meias e a gravata são as mesmas das temporadas anteriores.

Nome

No episódio Nasce Uma Bisavó, é revelado que o nome de Dona Florinda é "Florinda Corcuera y Villalpando, viúva de Mátalas Callando". Desta forma, de acordo com os costumes de nomeação em países Hispânicos, se deduz que o nome completo de Quico seria "Federico Mátalas Corcuera". Contudo, esse nome nunca foi usado, e há fontes que apontam que o nome completo de Quico é "Federico Bardón de la Regueira".[1][2][3]

Kiko

Na saída de Carlos Villagrán do elenco de El Chavo Del Ocho em 1979, ele não podia reencarnar o personagem com o nome "Quico", porque os direitos do personagem pertenciam a Roberto Gómez Bolaños, portanto decidiu rebatizá-lo como Kiko, pois ao fazer isso, se livraria de uma possível demanda de Roberto Gómez Bolaños, já que os direitos autorais não contemplam "O uso de palavras similares que soem igual à palavra registrada".[4]

Sendo assim, o uso dos nomes "Quico" ou "Kiko" depende do contexto em que se insere o personagem. Se referindo à série El Chavo del Ocho, deve-se usar "Quico", já que este é o nome concedido por Roberto Gómez Bolaños, porém, se referindo aos projetos independentes de Carlos Villagrán, deve-se usar o nome "Kiko".

Na dublagem brasileira do episódio O Vendedor de Balões, Chiquinha soletra o nome dele como "K-I-K-O", apesar da dublagem original usar "Q-U-I-C-O". Possivelmente, a troca foi influenciada pela divulgação do personagem com o nome trocado entre 1982 e 1988, já que a dublagem brasileira começou em 1984.

Alguns episódios depois, em Nem Todos os Bons Negócios São Negócios da China - Parte 1, Quico abre uma barraca com o cartaz "Super de Quico".

Na introdução de Chaves em Desenho Animado, o nome "Quico" é usado, mostrando que o nome original foi mantido.

Curiosidades

  • Quico tem medo de sangue e quando vê, desmaia.

Bordões

  • "O que será que ela/ele quis dizer?"
  • "Cale-se, cale-se, cale-se, que você me deixa louco!" (quando alguém fica repetindo alguma coisa e ele se irrita; apesar de ser o "dono" da frase, ela é também repetida em algumas ocasiões por outros personagens, como Chaves e Seu Madruga)
  • "Árrrrrrrr" (choro)
  • "Mamãe!" (quando alguem bate nele, ou alguem pega os brinquedos dele mesmo que ele não tenha emprestado ou quando Seu Madruga lhe dá um beliscão).
  • "Ah diz que sim vai...(diz o que ele quer), não custa nada, vai, anda, siiiim???" (persuasão)
  • "Por isso eu digo que sim/não."
  • "Não, Chavinho, não!" (quando Chaves tenta bater e perseguindo-o)
  • "Você não vai com a minha cara?" (quando o desrespeitam)
  • "Que coisa, não?" (quando comete uma coisa sem querer)
  • "Da parte de quem?" (quando perguntam onde está a sua mãe ou seu Madruga quando seu Barriga vem cobrar o aluguel, mas isso aconteceu uma vez)
  • "Sim, mamãe! Gentalha, gentalha!" (depois que a sua mãe o pede para ir para casa e "não se misturar com essa gentalha", ele faz isso empurrando Seu Madruga)
  • "Esperem só até eu ganhar minha bola quadrada!"
  • "Com licencinha..."
  • "Você quer?" (quando ele finge que vai dar um sanduiche de presunto ou um pirulito ou um algodão doçe. Chaves costuma responder sim e Quico retruca compra(e) ou pois vai comprar ou vai comprar).
  • "Não deu..." (quando fala algo que não agrada aos outros)
  • "Ah bom, então assim, sim" (frase compartilhada com seu amigo Chaves)
  • "Não Chaves, não faça isso! (Quando Chaves ameaça bater no Quico)
  • "Caham!" (Chamando a atenção do Chaves,quando quer lhe deixar com inveja)

Música tema

 Quico, Quico...
 "Rá, rá, rá!"
 Cale-se, cale-se!
 "Que me deixa louco!"
 Gentalha, gentalha!
 "Choro mais um pouco!"
 O Nhonho disse pra Chiquinha
 Que o Chaves era bem mais forte do que eu!
 Contou pra vila inteirinha
 Que outro dia ele me bateu!
 Não é verdade
 Eu não posso concordar!
 Toda vez que ele me bate
 É só pra eu acordar!
 Quico, Quico...
 "Rá, rá, rá!"
 Cale-se, cale-se!
 "Que me deixa louco!"
 Gentalha, gentalha!
 "Choro mais um pouco!"
 A meninada
 Diz que eu sou pancada
 Que tiro zero todo o dia!
 Gente faladeira!
 É uma mentira vã!
 Só tiro zero de manhã!
 Quico, Quico...
 "Rá, rá, rá!"
 Cale-se, cale-se!
 "Que me deixa louco!"
 Gentalha, gentalha!
 "Choro mais um pouco!"
 Aí posso ir terminando aqui
 E sei que também gostam de mim!
 Estamos junto pro que der e vir
 Do Oiapoque ao Chuí!

Referências

  1. 1,0 1,1 Livro Chaves de um sucesso, por Pablo Kaschner, 2006 (página 62) ISBN: 8577560031
  2. 2,0 2,1 El Chavo no Twitter, 25 de Junho de 2013
  3. 3,0 3,1 El Chavo Animado - Quico (em Espanhol)
  4. Quico na Wikipedia (em Espanhol)
Chaves
Personagens: Chaves - Quico - Seu Madruga - Chiquinha - Dona Florinda - Professor Girafales - Sr. Barriga - Dona Clotilde - Jaiminho - Dona Neves - Nhonho - Pópis - Godinez - Paty - Glória - Malicha - Outros


Lugares: Barril do Chaves - Casa do Chaves - Casa do Seu Madruga - Casa da Dona Florinda - Casa da Dona Clotilde - Casa do Jaiminho - Casa do Seu Barriga - Pátio - Segundo pátio - Vila - Escola do Professor Girafales - Hotel de Acapulco


O Melhor do Chaves: O Melhor do Chaves: Foi Sem Querer QuerendoO Melhor do Chaves: Tinha Que Ser o ChavesO Melhor do Chaves: Isso, Isso, IssoO Melhor do Chaves: Foi Sem Querer QuerendoO Melhor do Chaves - Vol. 5: Tá Bom, mas não Se IrriteO Melhor do Chaves: Tudo Eu! Tudo Eu! Tudo Eu!O Melhor do Chaves: O Natal do ChavesO Melhor do Chaves: O Melhor das Crianças da VilaAmérica Celebra a Chespirito30 Anos de Chaves


Obra: El Diario Del Chavo Del Ocho

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.