FANDOM

O Cofre do Pirata (no original El cofre del pirata) é um episódio de Chapolin de 1976. Apesar do tema semelhante, não se trata de uma versão de O Tesouro do Pirata Fantasma (1975).

Sinopse

Um casal (Carlos Villagrán e Florinda Meza) invoca o (Chapolin Colorado para ajudá-los a arranjar dinheiro e pagar a última parcela do empréstimo da casa, senão perderão o imóvel. Sem querer, Chapolin derruba um dos livros encontrados na casa, no meio de uma faxina, e descobre o diário do pirata Alma Negra (Ramón Valdez), tataravô de Carlos. Ao ler as páginas amareladas, o trio descobre que o pirata enterrou um valioso tesouro dentro de uma taberna no século XVII, ao se ver atacado pelo pirata rival Mata-Lote. Com um mapa em mãos, Chapolin acompanha o casal até a antiga taberna, mas são surpreendidos pelo descendente Matadouro V (Ruben Aguirre) e seus cúmplices (Horácio Bolaños e Ricardo de Pascual). Chapolin e o casal são amarrados e interrogados para confessarem onde esconderam o mapa. Como não colaboram, Matadouro V os deixa sozinhos na taberna para serem assombrados pelo fantasma do pirata Alma Negra. Porém, quando o espírito do tataravô de Carlos aparece, engaja-se na causa do tataraneto e promete ajudá-los a encontrar o tesouro, pois não o quer nas mãos de um descendente do Matadouro. Com sua habilidade de atravessar paredes, Alma Negra faz Matadouro V cair na própria armadilha que construiu: um canhão ligado por um dispositivo à porta do sótão.

Trivia

  • O figurino de Carlos neste episódio é praticamente igual ao do episódio Morte ao Chapolin, do mesmo ano.
  • Apesar de a primeira vista parecer um remake do famoso episódio: O Tesouro do Pirata Fantasma, esse episódio tem uma história completamente diferente e alguns detalhes até mesmo curiosos. Esse por sinal nem é um episódio de terror como o episódio em que é comparado.
  • Outro detalhe curioso é que vemos um Pirata Alma Negra completamente diferente do que aparecia nos episódios exibidos no Brasil. Alma Negra era cruel, irônico e impiedoso, talvez até o vilão mais malvado das histórias do Chapolin. Aqui vemos ele mais cômico e até mesmo amigável, totalmente diferente do que já tinha sido apresentado.
  • Outra curiosidade interessante é que nesse episódio, Chapolin e Alma Negra se encontram como se tivessem se conhecido alí naquela ocasião. E o detalhe é que após a primeira aparição do vilão em Os Piratas (1975), em suas outras aparições posteriores como o Tesouro do Pirata Fantasma (1975) e  Os Piratas de Pittsburg, digo, do Caribe (1978), apesar de não declarado, os dois se reencontravam como se já se conhecessem anteriormente.
  • Nesse episódio é apresentado Mata-Lote rival de Alma Negra (que não fica claro se tratar do antigo aliado de Alma Negra interpretado por Ruben Aguirre ou se é um personagem homônimo)

Nas Guerras Médicas, a Baioneta se Chamava Bisturi · O Abominável Homem das Neves · O Patrão é Quem Manda · O Caratê Cara a Cara · A Bruxa Baratuxa· O Grande Invento· As Bombas Fazem Muito Mal em Jejum· O Ventrilouco· Há Ladrões Que Até Cometem Falta de Honradez· O Roubo da Múmia · Troca-Troca de Cérebros· A Tribo Discoteca· A História de Sansão e Dalila· Há Hotéis Tão Limpos Que Limpam Até a Carteira· O Doutor é um Assassino/Morte ao Chapolin· Um Bairro Muito Tranquilo· O Vazamento de Gás· O Retrato do General Valdez· O Transplante de Mão· Para Um Baixinho, Descer de um Banquinho é Cair no Vazio· História de Uma Velha Mina Abandonada· A Ilha dos Homens Prisioneiros· O Gato e o Chimpanzé/Um Defunto Bastante Morto· Os Documentos Confidenciais· A Aposta/A Caricatura· Búfalo Bill· As Radiografias/O Fotógrafo· O Exame dos Astronautas/O Pirata Espacial· A Bela Adormecida Era Um Senhor Muito Feio - Partes 1, 2 e 3· Ser Pequeno Tem Suas Vantagens· É Aqui Onde Vive o Defunto?· De Acordo com o Diabo· A Uva Passa/Não Se Diz Estauta, Se Diz Menumento· Pelotão de Fuzilamento· Operação Tripa Seca· A Casa Mal-Assombrada· Mais Vale uma Mulher...· O Cofre do Pirata

Também no FANDOM

Wiki aleatória