Fandom

Wiki Chaves

Nhonho

968 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar
Nhonho
Nhonho.png
Nome Original Ñoño
Interprete Edgar Vivar
Parentes Sr. Barriga (pai)
Mãe nunca vista
Profissão Estudante
Primeira Aparição Santa Ignorância - Versão 1
Dublador Mário Vilella
César Leitão
Gustavo Berriel

Febronio Barriga Gordorritúa ,[1][2][3] mais conhecido como Nhonho (no original Ñoño), é um personagem da série Chaves, interpretado por Edgar Vivar durante os anos de 1974 até 1992, quando a série parou de ser gravada.

Assim como seus amigos de escola, Nhonho tem 8 anos.[4]

Características

Nhonho é o filho de Sr. Barriga. Como o Quico, Nhonho também provoca Chaves exibindo seus doces. Ele é o aluno mais inteligente da classe, mas vezes solta umas pérolas, como por exemplo em Chaves em Desenho Animado, onde ele substitui a Chiquinha, pois Roberto Gómez Bolaños, brigou com a atriz Maria Antonieta de Las Nieves, e a Chiquinha, e Dona Neves não aparecem e Nhonho substitui-as.

A personagem foi criado em 1974, juntamente com Pópis, Malicha, Iara, Elizabeth e Cândida, com a finalidade de substituir Chiquinha, que se ausentou do programa por licença maternidade e posteriormente pra gravar um programa solo.

Em 1979, com a saida de Carlos Villagrán, agora Nhonho teria que substituir Quico, assim ficando mais tonto e exibido. E assim foi substituindo até 1992. Nhonho também é muito guloso porque come qualquer comida que vê pela frente.

No Brasil, já teve três dubladores que foram: Mário Vilella, César Leitão e Gustavo Berriel.

Outras Aparições

No gibi, ele aparece do episódio O Festival da Burrice até A Explosão do Nhonho, e é amigo de Godinez,Chaves,Quico,Chiquinha.

Curiosidades

  • Diz no site oficial de Chespirito, que Nhonho no começo se chamava Gordoño.

Bordões

  • Olha ele, olha ele, olha ele.
  • O que será que ele quis dizer?
  • Soluço (choro)
  • Ai, meu estômago, meu estômago, meu estômago...

Referências

  1. http://chespirito.com/chavowii/
  2. El Chavo Animado Oficial no Facebook, 29 de Agosto de 2012
  3. El Chavo no Twitter, 31 de Janeiro de 2013
  4. El Chavo no Twitter, 19 de Setembro de 2013
Chaves
Personagens: Chaves - Quico - Seu Madruga - Chiquinha - Dona Florinda - Professor Girafales - Sr. Barriga - Dona Clotilde - Jaiminho - Dona Neves - Nhonho - Pópis - Godinez - Paty - Glória - Malicha - Outros


Lugares: Barril do Chaves - Casa do Chaves - Casa do Seu Madruga - Casa da Dona Florinda - Casa da Dona Clotilde - Casa do Jaiminho - Casa do Seu Barriga - Pátio - Segundo pátio - Vila - Escola do Professor Girafales - Hotel de Acapulco


O Melhor do Chaves: O Melhor do Chaves: Foi Sem Querer QuerendoO Melhor do Chaves: Tinha Que Ser o ChavesO Melhor do Chaves: Isso, Isso, IssoO Melhor do Chaves: Foi Sem Querer QuerendoO Melhor do Chaves - Vol. 5: Tá Bom, mas não Se IrriteO Melhor do Chaves: Tudo Eu! Tudo Eu! Tudo Eu!O Melhor do Chaves: O Natal do ChavesO Melhor do Chaves: O Melhor das Crianças da VilaAmérica Celebra a Chespirito30 Anos de Chaves


Obra: El Diario Del Chavo Del Ocho

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória