FANDOM

Los Caquitos ou El Chómpiras ou Chaveco é uma esquete do Programa Chespírito, dirigido e estrelado por Chespirito vulgo "Chespirito". Quase desde o início de sua carreira de ator na televisão até o final deste, Chespirito foi dedicado mais a este esboço, até mesmo para mudar quase completamente esse quadro. Este quadro foi muito popular em toda a América Latina. Personagens como "Chaveco" e "Chimoltrufia" e se tornaram populares com o passar dos anos.

Na volta do seriado (1980), com a saída de Ramón Valdéz do elenco, o novo parceiro de Chaveco se chamava Botijão, que tinha as mesmas características de Peterete. Roubando, Botijão conheceu Chimoltrúfia, a qual se apaixonou e se casou. Em 1983, a Dona Cotinha, vivida por Angelines Fernandez foi criada, junto com a delegacia de polícia. Em 1987, mudou tudo. Eles abandonaram o crime e foram trabalhar - os três - em um hotel. Em 1989, Marujinha e a mãe da Chimoltrúfia apareceram. daí pra frente o Chaveco trabalha de carregador, o Botijão de assessorista de elevador, a Chimoltrufia é a camareira do hotel que arruma as coisas, os três: Chaveco, Botijão e Chimoltrufia trabalham no mesmo hotel, e neste hotel tem o dono que fica no caixa

Trama

Começa com "Chómpiras" (interpretado por Chespirito), protagonista do esboço, um ladrão que está empenhado em roubar casas e pessoas passando por seu lado, com o seu companheiro "Peterete" (interpretado por Ramon Valdes). No entanto, "Peterete" é o inteligente do grupo, por causa do constrangimento de "Chómpiras" ele está no comando, planeja assaltos e também esbofeteia a ele por cada constrangimento que é percebido ou considerado como a causa de problemas. No entanto, devido à incapacidade de Chómpiras para fazer um bom roubo, sempre fica a Peterete estar em apuros com a lei, ser preso ou acusado pela polícia suspeita (interpretado por Carlos Villagrán). O esboço permaneceu em hiato de cerca de 1975-1980, quando Chespirito decidiu cancelar programas além de El Chavo del 8 e Chapulín Colorado. Depois do hiato, Carlos Villagrán e Ramon Valdés haviam se desviado dele, assim Chespirito substituiu "Peterete" por "Botijão" (interpretado por Edgar Vivar), enquanto a polícia era interpretada por Horacio Gomez, irmão de Chespirito e conhecido por seu papel como Godinez em Chaves. O enredo e o papel de "Botijão" como um substituto para "Peterete", permaneceu o mesmo, mas aos poucos, a personagem de "Chimoltrufia" (interpretada por Florinda Meza) aparece, e viria a ser sua namorada, e de lá, sua esposa apareceu. Em 1987, o enredo muda. "Chómpiras" e "Botijão" decidem abandonar o crime e começar a trabalhar em conjunto para "Chimoltrufia", em um hotel dirigido por Don Lucho (interpretado por Carlos Puliot). O constrangimento e falta de vergonha de Chómpiras, e às vezes as ações de "Chimoltrufia", que causa problemas em um lugar que muitas vezes vai para a delegacia com o Sargento Refugio (Ruben Aguirre) e o Sr. Morales (Raul "Chato" Padilla), mas também ajudam a resolvê-los ou pior. Em seguida, em 1993, Chómpiras, o Botijão e Chimoltrufia encontram emprego em outro hotel chamado "Buenavista", dirigido por Don Cecilio Buenavista, interpretado por Suarez Aldana. Este esboço foi muito popular em toda a América Latina, especialmente após o fim de Chaves e Chapolin Colorado, em 1992 e 1993, respectivamente. Personagens como "Chómpiras" e "Chimoltrufia" estressado se tornaram popular com o passar dos anos. No entanto, o sketch acabou pouco antes de cancelarem Chespirito em 1995.

História

Primeira fase (1971-1975)

Surge em 1971, na primeira fase de "Chespirito" do programa, com um par de ladrões composta por "Chómpiras", desajeitado e distraído quando realiza qualquer roubo Chespirito desempenhava pelo mesmo ladrão, e "O Peterete" o inteligente do grupo interpretado por Ramón Valdés. Anteriormente, eles tinham esses personagens também nos super gênios da mesa quadrada, embora eles ainda não tinham nomes e era um esboço sem diálogo. Por um tempo, o casal foi acompanhado pelo "Cuajináis" interpretado por Carlos Villagrán e papel depois como bandido "Red Grasshopper"; mas também eles interpretam a polícia Villagran que frequenta o Caquitos. Em 1973, o personagem de "The Botija", interpretado por Edgar Vivar, mas com uma breve aparição em um episódio do desenho, e não como um outro personagem, e também vem com roupas diferentes.

Segunda fase (1980-1993)

Em 1980, Gomez Bolanos, que tinha terminado programas "Chapolin Colorado" e "Chaves", decidiu voltar para Los Caquitos, dando origem a uma nova série de esboços, para reunir com Chavo e Chapulín Colorado para a segunda fase do seu programa anterior "Chespirito". A trama teve que sofrer suas primeiras grandes mudanças desde Carlos Villagran e Ramon Valdes havia deixado projectos Chespirito e tinha se afastado dele em 1978 e 1979, respectivamente; Chómpiras gostaria de acrescentar-lhe a um companheiro de substituição "Peterete" "A Botija" um personagem recorrente às vezes ambos "Los Caquitos" como em "The Grasshopper Red" acima, que também têm as mesmas atitudes e aptidões que "Peterete "eo policial, interpretado por Horacio Gomez. Dentro do esboço renovada, também freqüentam mais atores do elenco, e até mesmo os hóspedes. Durante a temporada de 1980, também parece "A Chimoltrufia" um, mas honesto jovem humilde pouco atraente e inteligência, interpretada por Florinda Meza, que ao longo dos anos iria ganhar mais destaque. "O Chimoltrufia" e "Botija" são um casal apaixonado e depois casar. Chómpiras ainda permanecem em Botija e passos em falso. Para 1982, o papel da polícia começa a ser jogado por Ruben Aguirre, e pouco depois o personagem foi nomeado sargento Refugio nerd, que é um polícia ainda desajeitado bem-intencionado também sempre à procura de maneiras de ascender grau que todos os policiais. Até então, Angelines Fernández assume um carácter fixo, Doña nachita uma mulher solitária de idade avançada e amigo de confiança do Chimoltrufia, e Horacio Gómez Bolaños interpretar a Morales Licenciado, chefe da delegação freqüentado por Chómpiras e Botija sempre que eles são presos por ladrões, mas logo depois que o personagem seria interpretado por Raul "Chato" Padilla, o mesmo ator que interpretou o papel de Louie o carteiro em "El Chavo del 8". Horacio Gomez deixa de participar no esboço em meados dos anos 80 para atuar apenas como Godinez no esboço de "El Chavo del 8" e assumir a produção do programa. Em 1987, a trama muda de novo, como o Botija Chómpiras e decidir se tornar honesto e parar de roubar, ser contratado em um hotel chamado "Don Lucho" Botija trabalhando como gerente do elevador, como os botões Chómpiras A bagagem ea Chimoltrufia como a garçonete. Durante esse tempo caracteres como "Molly", uma bela garota ruiva jovem que queria sair de uma vida dissipada e ainda surgem sargento Refugio estava apaixonado, interpretado por María Antonieta de las Nieves, e Doña Espotaverderona, mãe e interpretado Chimoltrufia Anabel Gutierrez. Por esse tempo e, temporariamente, Carlos Pouliot deu vida a Don Lucho, o proprietário do hotel onde o Chómpiras começou a trabalhar, o Botija e Chimoltrufia. O esboço se torna mais prevalente, ao contrário de "El Chavo" e "The Grasshopper Red", que seria accionado com menos freqüência. Em 9 de agosto de 1988, Ramon Valdes morreu por causa de um câncer de estômago, possivelmente devido à sua dependência excessiva de rapé. Embora Valdés voltou a trabalhar com quase todos Chespirito em 1981, ele nunca veio para encarnar o "Peterete" desde os anos 70.

Terceira fase (1993-1995)

Esta foi a última etapa do esboço, não mais chamado de "Los Caquitos", mas simplesmente "The Chómpiras". Chespirito tinha deixado de encarnar o Chavo del 8 e Chapulín Colorado em 1992, e muitas vezes recorreu a Los Caquitos, muitas vezes com duração de uma hora cheia desse ano Angelines Fernández retirou de agir e Edgar Vivar também deixa o programa temporariamente para os seus problemas de obesidade para justificar seus estados ausência Botija que foi a um hospital para ser reabilitado por sua cintura. No início de 1993 surgem mudanças na apresentação do programa. Além disso, o esboço que ele teve uma mudança de cenário por causa da retirada do programa para a morte de Carlos Poliot, Don Lucho que jogou de 1987 a 1992. A fim de justificar a mudança de cena em um episódio disse que o "Don Lucho" hotel não reparar devido a um vazamento, é então que em um episódio The Chómpiras, o Botija e Chimoltrufia pedir trabalho e são contratados em um novo hotel chamado "Buena Vista", cujo proprietário era Don Cecilio Buenavista, o que foi interpretado por Moisés Suárez Aldana (anteriormente conhecido por interpretar Peggy em Pajara Carbine Ambrosio) que, posteriormente, foi membro do elenco Chespirito até o final do programa, Suarez já havia atuado no programa de 1990-1992, mas recorrentemente. No início de 1994, Raul "Chato" Padilla, que desde 1982 tinha sido continuamente ativo como membro em projetos Chespirito, decidiu se aposentar por causa de seus sintomas de diabetes com a promessa de que, para melhorar o retorno; infelizmente, em 3 de fevereiro do mesmo ano, ela morreu da doença, fato que surpreendeu a Chespirito. Apenas cerca de um mês depois, no dia 1 de março, Angelines Fernández, que havia se aposentado em 1992, morreriam como resultado de um câncer, o elenco lançou uma mortalha novamente. Apesar da morte de Padilla, decidiu-se continuar com "The Chómpiras", mas não tem mais cenas na delegação policial eo sargento Refugio viria para o hotel, ou visitar Maruja ou tentando resolver casos de qualquer irregularidade que ocorreu lá ou fechar. Em 1995, Edgar Vivar decide se aposentar definitivamente, sofrimento para seus problemas de peso sem Edgar Vivar é uma das partes mais importantes do programa e porque havia pouca elenco, "Os Chómpiras" tinha completado gravações e episódios recentes foram transmitidos. Em setembro do mesmo ano, os programas de Televisa retira a sua comédia primetime movê-los para uma nova nos fins de semana, devido à mudança que não veio para ser em seu programa, Gómez Bolaños decide acabar "Chespirito" depois de 15 anos no ar.

Personagens

Lugares

Lista de episodios do Chaveco (Los Caquitos)

ver Lista de episódios do Programa Chespirito

Los Caquitos (Chaveco)
Chaveco - Botijão - Chimoltrúfia - Dona Nachita - Seu Cecílio - Sargento Refúgio - Marujinha - Delegado Morales - Dona Espotaverderona - Peterete - Josefina - Dona da Farmácia - Seu Lúcio
Programa Chespirito
Quadros Chaves - Chapolin Colorado - Chaveco - Dr. Chapatin - Pancada Bonaparte - Dom Caveira - Vicente Chambón - El Gordo Y El Flaco
Elenco Roberto Gómez Bolaños - Florinda Meza - Ramon Valdez - Rubén Aguirre -- Édgar Vivar - Angelines Fernández - Raúl Chato Padilla - Horacio Gómez Bolaños - María Antonieta de las Nieves - Carlos Pouliot - Moisés Suárez - Anabelle Gutiérrez - Paulina Gómez
Lista de episódios do Programa Chespirito

Também no FANDOM

Wiki aleatória