FANDOM

Federico
Frederico.png
Nome Original Federico Mátalas Callando
Idade 30 anos, já falecido
Interprete Carlos Villagrán
Parentes Dona Florinda (esposa)
Quico (filho)
Pópis (sobrinha por parte de Florinda)
Profissão Marinheiro
Primeira Aparição O Despejo do Seu Madruga - Parte 2
Dublador Nelson Machado

Don Federico Mátalas Callando é um personagem de Chaves interpretado por Carlos Villagrán. Apesar de ter tido apenas uma aparição, Federico já foi citado algumas vezes pelos personagens. Seu nome é um trocadilho com a expressão "mátalas callando" ou "las mata callando", que significa hipocrisia.

Biografia

Um pomposo capitão da Marinha, Federico é o falecido marido de Dona Florinda e pai do Quico. Sua aparência é a mesma do Quico, exceto pelos longos bigodes. Apareceu apenas uma vez, em um flashback, despedindo-se de Dona Florinda e de Quico ainda bebê. Ele partiria para uma viagem em um barco que, segundo Florinda, já estava desgastado e velho. A viagem acabou por ser atingida por uma tempestade e o navio afundou. Federico morreu, segundo Quico, comido por um tubarão. Foi lembrado no episódio O Despejo do Seu Madruga, mas Quico diz que foi uma baleia na escola, não se sabe qual episódio Quico disse isso e o que devorou Federico, mas na verdade deve ter sido um tubarão-baleia.

Sua característica é de um homem fino e arrogante, porem pode ser muito burro, sendo isso que o Quico herdou do seu pai, especialmente o seu bordão "Ai, cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa louco!"

Desenho animado

No desenho animado, Federico aparecia uma rara vez em uma foto, num episódio da 4ª temporada. Porém, Federico não falava nada, apenas aparecia uma foto sua. Não tinha nenhum flashback.

Federico é uma personagem menor do Chaves
Iara.png
Frederico.png

Roupa Velha - Malicha - Yara - Verônica - Higino - Elizabeth - Cândida - Dona Edwiges - Federico - Sr. Calvillo - Sr. Furtado - Hector Bonilla - Dono do Parque

Também no FANDOM

Wiki aleatória