FANDOM

Federico
Frederico 1977
Nome Original Don Federico Matalascallando
Idade 30 anos, já falecido
Interprete Carlos Villagrán
Parentes Dona Florinda (esposa)
Quico (filho)
Pópis (sobrinha por parte de Florinda)
Profissão Marinheiro
Primeira Aparição Recordações - Parte 2
Dublador Nelson Machado

Federico Matalascallando[1] é um personagem de Chaves interpretado por Carlos Villagrán. Apesar de ter tido apenas uma aparição, Federico já foi citado algumas vezes pelos personagens.

Biografia

Um pomposo capitão da Marinha, Federico é o falecido marido de Dona Florinda e pai do Quico. Sua aparência é a mesma do Quico, exceto pelos longos bigodes.

Apareceu apenas uma vez, em um flashback, despedindo-se de Dona Florinda e de Quico ainda bebê. Ele partiria para uma viagem em um barco que, segundo Florinda, já estava desgastado e velho. A viagem acabou por ser atingida por uma tempestade e o navio afundou. Federico morreu, segundo Quico, comido por um tubarão.[2]

Foi lembrado no episódio Recordações - Parte 2, mas Quico diz que foi uma baleia na escola, não se sabe qual episódio Quico disse isso e o que devorou Federico, mas na verdade deve ter sido um tubarão-baleia.

Personalidade

Sua caracterização é de um homem fino e arrogante, porém pode ser muito burro, sendo isso que o Quico herdou do seu pai. Inclusive seus bordões, como o "Ai, cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa louco!"

Desenho animado

No desenho animado, Federico aparecia uma rara vez em uma foto, num episódio da 4ª temporada. Porém, Federico não falava nada, apenas aparecia uma foto sua. Não tinha nenhum flashback.

Referências Bibliográficas e Notas

  1. Livro Chaves - a História Oficial Ilustrada (Roberto Gómez Bolaños, Editorial Televisa; 2012), p. 59 (visualização)
  2. Episódio Recordações - Parte 2, 14 de Novembro 1977
Federico é uma personagem menor do Chaves
Iara
Frederico

Roupa Velha - Malicha - Yara - Verônica - Higino - Elizabeth - Cândida - Dona Edwiges - Federico - Sr. Calvillo - Sr. Furtado - Hector Bonilla - Dono do Parque