FANDOM

Chapolin (no original El Chapulín Colorado) é uma série mexicana de Roberto Bolaños. A série começou a ser exibida em 1973 e acabou em 1979, sendo uma das séries de maior sucesso no México. Entre 1969 a 1972 (as Esquetes de 1972 fazem parte da 1º Temporada de 1973) e entre 1980 e 1992 Chapolin foi exibido por meio de esquetes do Programa Chespirito. Chegou ao Brasil em 1984, e por gerações e gerações faz alegria de fãs até hoje. Atualmente é exibida no SBT,TLN, Boomerang e na TBS.
Chapolin Logo

O logo da série criado pelo SBT

História

Chapolin Colorado é um super-herói incomum: atrapalhado, covarde e burro. A representação do acovardamento latino perante o primeiro mundo, Chapolin atende aos chamados de pessoas em perigo que pedem sua ajuda nos casos mais loucos, resolvendo-os sempre da forma mais atrapalhada o possível.

Lista de Inimigos do Chapolin Colorado:

Piratas

  • Alma Negra/Lagartixa/Matadouro/Pança Louca

Gangue

  • Nenê/Quase Nada/Tripa Seca.

Velho Oeste

  • Pistoleiro Veloz/Racha Cuca/Rasga Bucho/Rosa, a rumorosa.

Outros

  • Bruxa Baratuxa/Chinesinho/Mão Negra/Poucas Trancas/Riacho Molhado.

Elenco

Personagens

O único personagem fixo no programa é Chapolin, com os coadjuvantes sendo sempre variáveis, mas alguns tiveram mais aparições. Ramón Valdéz interpretou Tripa Seca, um vilão recorrente, e Super Sam, um rival do Chapolin. Villagrán interpretou o também recorrente Quase Nada. Outro personagem recorrente é o pirata Alma Negra.

Episódios

Artigo Principal: Lista de Episódios de Chapolin

Temporadas

Aberturas

Em 1984 (Ano de estreia do seriado no Brasil), era exibido as aberturas e créditos originais, as aberturas eram narradas por Marcelo Gastaldi, que dizia "Mais ágil que uma tartaruga, mais forte que um rato, mais inteligente que um asno, ele é o... Chapolin. Versão MAGA, dublada nos estúdios da TVS". Isso no SBT só ocorreu nesse ano, pois a partir de 1985 as aberturas e créditos de Chaves e Chapolin eram cortadas pelo SBT.

Em 1986, o SBT cria aberturas próprias para Chaves e Chapolin, mais precisamente para cada episódio. A Abertura de Chapolin exibia os trechos do episódio enquanto Marcelo Gastaldi narrava, no final aparecia Chapolin em grande e vermelha. Pelo que se sabe apenas o episódio O Planeta Vênus teve abertura feita pelo SBT. Infelizmente essas aberturas saíram muito rápidas do ar, e hoje não tem registros de gravações ou imagem delas. Então de 1986 até 1989 o esquema era o mesmo de 1985: Não tinha abertura e nem créditos.

Em 1990, o SBT compra um novo lote do Chapolin, já que a emissora exibia até então menos de 30 episódios. O SBT cria então novas aberturas pro Chaves e Chapolin para serem exibidos juntos com esses novos episódios. Porém não levava muito tempo e os episódios do Chapolin dublados em 1984 passam a serem exibidos juntos com essa nova abertura, então a abertura passava a ser fixa. A abertura era a mesma original de 1979, o SBT apenas fez uma pequena edição. Vale lembrar que Marcelo Gastaldi narrava ela com a clássica frase: "Mais ágil que uma tartaruga, mais forte que um rato, mais inteligente que um asno, ele é o... Chapolin".

Chapolin - Primeira abertura no SBT - 1990 a 1993

Em 1993, o SBT então troca a abertura, a emissora faz agora uma edição mais "própria", apenas usando o trecho do episódio O Robô que Pirou com o Chapolin falando "Não contavam com minha astúcia". A abertura até hoje é exibida pelo SBT.

Chapolin - Abertura Atual - HD

Chapolin - Abertura Atual - HD

Séries CH
Chaves · Chapolin · Los Caquitos · Chaves em Desenho Animado · Los Chinfladitos· Dr. Chapatin· Dom Caveira· Vicente Chambón