FANDOM

Dona Florinda
Dona Florinda
Nome Original Doña Florinda
Idade 35 anos
Interprete Florinda Meza
Parentes Quico (filho)
Federico (marido falecido)
Pópis (sobrinha) Professor Girafales (namorado)
Profissão Proprietária do restaurante Dona Florinda
Primeira Aparição O Festival de Boa Vizinhança
Dublador Marta Volpiani

Florinda Corcuera y Villalpando viúva de Mátalas Callando,[1] mais conhecida como Dona Florinda (no original, Doña Florinda) é uma personagem da série Chaves interpretada por Florinda Meza. A personagem participou de todas as temporadas da série clássica, da série Chespirito e da série animada.

Florinda normalmente ocupa um papel de antagônico ao longo dos episódios, porem, em algumas ocasiões, ela demonstra empatia por personagens com os quais normalmente tem atrito. Dona Florinda, então, poderia ser uma metáfora de Bolãnos para demonstrar que mesmo pessoas normalmente azedas podem ter sentimentos bons dentro de si.

Biografia

Uma senhora quase sempre rude, grossa e egocêntrica, Dona Florinda mora na casa 14 da vila. Viúva de um marinheiro capitão chamado Federico, Florinda cria sozinha o mimado e invejoso filho Quico. Florinda detesta a vila onde mora e sonha em, um dia, deixar o lugar para se mudar para um local de mais categoria. Florinda gasta o pouco dinheiro que ganha da pensão do falecido marido comprando mimos para seu filho, a quem protege com unhas e dentes. Vê todos na vila como molambentos e pobres, não se importando em parecer simpática.

Foi riquíssima durante seu casamento com Federico, mais que o próprio Sr. Barriga. Entretanto, depois de ficar viúva, não conseguiu bons empregos, e, portanto, foi tendo cada vez menos dinheiro. Dessa forma, sua única opção é conviver com os que considera gentalha.

Restaurante

No último ano da série clássica, Florinda, aconselhada por Girafales, comprou o botequim da esquina, o transformando em um restaurante. Na verdade, o restaurante foi uma criação de Roberto Bolaños para dar um novo ar e uma nova função a Florinda: com a saída de Carlos Villagrán, o Quico, e Ramón Valdéz, o Seu Madruga, Florinda ficou apagada no seriado. Talvez mesmo sem querer, Florinda acabou tornando-se um pouco mais gentil nesta fase.

El Chavo Animado

Florinda Animada

Florinda no desenho.

Na série animada, Florinda continuou sendo a senhora rude, sem nenhuma mudança estridente na personalidade. Agora Dona Florinda odeia mais a gentalha e acha que ela e seu filho são os mais educados da vila. Tem vergonha quando conversam sobre suas calçolas.

A dubladora dela no desenho iria ser Márcia Morelli, mas Marta Volpiani entrou em um acordo com o SBT e voltou a dublar a personagem. [2]

Curiosidades

  • Ela e Pópis são as únicas personagens que tiveram apenas um dublador no Brasil (não contando as canções, em que Márcia Morelli chegou a dublá-la).

Bordões

  • "Professor Girafales..."
  • "... Que milagre o senhor por aqui..."
  • "... Oh! Muito obrigada. Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?"
  • "... Mas é claro que não. Pode entrar"
  • "Vamos tesouro e não se junte com essa gentalha!"
  • "E da próxima vez, vá fazer isso para a sua avó!"

Referências

Chaves
Personagens: Chaves - Quico - Seu Madruga - Chiquinha - Dona Florinda - Professor Girafales - Sr. Barriga - Dona Clotilde - Jaiminho - Dona Neves - Nhonho - Pópis - Godinez - Paty - Glória - Malicha - Outros

Lugares: Barril do Chaves - Casa do Chaves - Casa do Seu Madruga - Casa da Dona Florinda - Casa da Dona Clotilde - Casa do Jaiminho - Casa do Seu Barriga - Pátio - Segundo pátio - Vila - Escola do Professor Girafales - Hotel de Acapulco

O Melhor do Chaves: O Melhor do Chaves: Foi Sem Querer QuerendoO Melhor do Chaves: Tinha Que Ser o ChavesO Melhor do Chaves: Isso, Isso, IssoO Melhor do Chaves: Foi Sem Querer QuerendoO Melhor do Chaves - Vol. 5: Tá Bom, mas não Se IrriteO Melhor do Chaves: Tudo Eu! Tudo Eu! Tudo Eu!O Melhor do Chaves: O Natal do ChavesO Melhor do Chaves: O Melhor das Crianças da VilaAmérica Celebra a Chespirito30 Anos de Chaves

Obra: El Diario Del Chavo Del Ocho