FANDOM

Chaves (no original Chavo) é o personagem principal da série Chaves interpretado e criado por Roberto Gómez Bolaños. O personagem apareceu em todos os episódios de todas as temporadas do programa e no livro O Diário do Chaves.

Biografia

O Chaves (nascido em 30 de março de 1963), inicialmente morava com a sua mãe, seu pai se deitou com sua mãe apenas uma vez e sumiu. todos os dias chaves era deixado em uma creche enquanto sua mãe trabalhava, porém um dia, ninguém o foi buscar sendo então mandado para um orfanato. Nesse orfanato chaves era maltratado pela responsável do estabelecimento, a Senhora Martinez, as vezes era trancado no quarto, privado de comida e sofria agressões físicas, chegando inclusive a machucar o nariz em uma das ocasiões. No orfanato chaves tinha um melhor amigo chamado Vicente (Cente), porém adoeceu, e após alguns dias veio a óbito.

Sofrendo tantos maltratos da senhora Martinez, cogitou a hipótese de tentar fugir do orfanato, mas por não ser inteligente não conseguia bolar um plano, e cada vez sofria mais maltratos, até que um dia não aguentou e começou a chorar, a Senhorita Martinez pergunto o por que de estar chorando, e ele respondeu que gostaria de ir embora, e a senhorita martinez respondeu, "Por quê você não me disse logo ?", e destrancou a porta da frente deixando chaves sair.

Nas ruas chaves viu tristeza e até morte, chegou a fumar cigarro, apenas uma vez, e por pouco não usou drogas como a Cola de Sapateiro. Em um dia chuvoso tentando se abrigar chegou a Vila onde passou a viver.

Um garoto órfão e sempre faminto, Chaves (que é o apelido, já que ninguém sabe seu nome verdadeiro) mora supostamente numa casa (a 8), mas passa a maior parte do tempo num barril na vila do Sr. Barriga. Desastrado e não muito inteligente, Chaves acaba irritando e enlouquecendo os moradores da vila, tais como Seu Madruga e Dona Florinda. Chaves geralmente é visto com Quico e Chiquinha. Quando assustado, Chaves sofre de piripaques e fica paralisado até que alguém lhe molhe. Ele se assusta geralmente quando ele esta chamando o Professor Girafales de Mestre Linguiça e o Mestre Lingui... digo, digo, o Professor Girafales o pega na mesma hora. A Chiquinha é apaixonada por ele, mas ele gosta da Paty, que supostamente também corresponde ao seu amor, tanto que ela diz em um episódio que eles são namorados. A única coisa que ele gosta mais do que Paty é um sanduíche de presunto, sua comida preferida. Mas como ele nunca come, basta ver qualquer comida na sua frente e ele sempre dá um jeito de come-la. O Senhor Barriga, apesar de não aguentar mais as pancadas que o moleque sempre lhe dá quando chega na vila, gosta muito do menino e sempre busca ajudá-lo de alguma forma. A verdade é que, apesar de irritar todo mundo na vila, todos gostam do menino e buscam ajudá-lo sempre que podem.

Dublagem

Chaves foi dublado por cinco dubladores: Marcelo Gastaldi, Sérgio Moreno, Cassiano Ricardo, Tatá Guarnieri e Daniel Müller em momentos distintos. Gastaldi foi o primeiro a dublar o Chaves. No início, ele fazia uma voz muito fina (que pode ser conferida nos episódios O Caçador de Largatixas e Seu Madruga Leiteiro), mas aos poucos acertou o tom da sua voz. Após a sua morte, o SBT teve que contratar um novo dublador para o personagem, e então entrou Cassiano para dublar os novos episódios (Clube do Chaves).

O público não aprovou, o programa deu baixa audiência, e para o desenho animado o SBT contratou Tatá. Satisfeitos com o resultado, Tatá está redublando os episódios do Clube, em que a voz de Chaves era do Cassiano. Tatá também é responsável pela dublagem em alguns episódios do DVD. A partir de 2013, o dublador de Chaves é Daniel Müller, sendo que os motivos da troca permanecem desconhecidos.

Bordões

  • Isso, isso, isso, isso, isso, isso, isso (Quando concorda com alguma coisa, por exemplo: quando sua amiga Chquinha ou seu amigo Quico tem a ideia de brincar. Exemplo: O que você acha de brincarmos de carpinteiro?).
  • Ninguém tem paciência comigo! (reclamação)
  • Pipipipipi! (choro)
  • Tá bom, mas não se irrite! (desculpa).
  • Foi sem querer querendo! (desculpa).
  • Vou arrebentar essas bochechas de bulldoge velho/vou arrebentar tudo isso que você chama de cara/vou arrebentar seus dentes. (quando ameaça a bater em Quico).
  • É que me escapuliu! (desculpa).
  • Tudo eu, tudo eu, tudo eu! (reclamação)
  • Zás, zás e eu pegava e (sugestão mencionada) e zás.
  • Ai, que burro(a) dá zero pra ele(a)! (quando alguem responde uma pergunta corretamente e ele não concorda, geralmente esse bordão sempre é usado em episodios que passam na escola).

Chaves
Personagens: Chaves - Quico - Seu Madruga - Chiquinha - Dona Florinda - Professor Girafales - Sr. Barriga - Dona Clotilde - Jaiminho - Dona Neves - Nhonho - Pópis - Godinez - Paty - Glória - Malicha - Outros

Lugares: Barril do Chaves - Casa do Chaves - Casa do Seu Madruga - Casa da Dona Florinda - Casa da Dona Clotilde - Casa do Jaiminho - Casa do Seu Barriga - Pátio - Segundo pátio - Vila - Escola do Professor Girafales - Hotel de Acapulco

O Melhor do Chaves: O Melhor do Chaves: Foi Sem Querer QuerendoO Melhor do Chaves: Tinha Que Ser o ChavesO Melhor do Chaves: Isso, Isso, IssoO Melhor do Chaves: Foi Sem Querer QuerendoO Melhor do Chaves - Vol. 5: Tá Bom, mas não Se IrriteO Melhor do Chaves: Tudo Eu! Tudo Eu! Tudo Eu!O Melhor do Chaves: O Natal do ChavesO Melhor do Chaves: O Melhor das Crianças da VilaAmérica Celebra a Chespirito30 Anos de Chaves

Obra: El Diario Del Chavo Del Ocho