FANDOM

Chapolin Colorado
Chapolin colorido-1-
Nome Original Chapulín Colorado
Profissão Super-Herói
Primeira Aparição O Marciano (1970)
Dublador Marcelo Gastaldi
Cassiano Ricardo
Tatá Guarnieri
Daniel Müller
Sérgio Galvão

Chapolin Colorado Lane (no original Chapulín Colorado), também conhecido como Polegar Vermelho e Vermelhinho é um personagem criado e interpretado por Roberto Bolaños. O super-herói foi astro do programa El Chapulín Colorado de 1970 até 1979. Com o fim da série, o personagem ganhou um quadro em Chespirito, do ano de 1980 á 1992 com seu último episódio Mulher Tirana, Marido Banana.

Criação

Segundo Bolaños, Chapolin foi criado para em forma de protesto contra os super-heróis enlatados norte-americanos: foi criado para mostrar a força acovardada da América Latina. Chapulín é uma espécie de gafanhoto comestível muito apreciada no México. Para o uniforme, Chespirito tinha 4 cores: Preto, Branco, Azul e Vermelho. O Preto simbolizava a morte, e logo foi descartado. O Branco se associaria a algumas religiões, e também caiu fora. Sobraram o Azul e o Vermelho. Como o primeiro atrapalharia o efeito "Cromakey" como por exemplo quando o Chapolin aparecesse em uma nave de papel pelo Espaço Sideral, o jeito foi se virar com o Vermelho. Assim também se juntou ao nome "Chapulín" o "Colorado" pela cor do uniforme.

Personagem

Chapolin é o inverso de todos os super-heróis: medroso, covarde e confuso. Sem nunca perder a pose, o mulherengo Chapolin sempre tenta disfarçar seu medo diante das mais diversas situações, e mesmo sendo medroso, de forma incrível consegue resolver os casos, seja com inteligência, seja com trapalhadas. Apesar de sua covardia, o Chapolin tem, no entanto, um forte senso de heroísmo e responsabilidade social, visível quando censurou dois sem-tetos por mendigarem ao invés de trabalharem, ou quando ajudou na recuperação de Tripa-Seca e Quase-Nada, apesar das tendências sociopatas e passado criminal destes.

Família

De acordo com este episódio, Seu pai chamava-se "Pantaleon Colorado y Roto" (Calça Vermelha e Curta) e sua mãe "Luisa Lane" (piada ao nome Lois Lane de Superman).

Origem do Nome

Seu padrinho estudava e colecionava insetos. Então escreveu o nome de 4 insetos em pedaços de papeis e os colocou dentro de um chapéu, pediu que alguém sorteasse e assim saiu o nome "Chapulin" (Gafanhoto) para o batismo. Os outros três insetos eram Libélula, Escarabajo (Escaravelho) e Gorgojo (Caruncho). Portanto, literalmente, o nome "Chapulin Colorado" quer dizer, em português, "Gafanhoto Vermelho", sendo seu nome completo "Chapulín Colorado Lane".

Armas

  • Marreta Biônica: marreta utilizada como defesa
  • Pílulas de Polegarina: pílulas usadas para diminuir seu tamanho
  • Anteninhas de Vinil: parte de seu uniforme, as Anteninhas apitam avisando sobre a presença de um inimigo ou traduzir alguma coisa .Quando estreou Chapolin em 1971 as anteninhas de vinil eram vermelhas e brancas até 1976 depois as anteninhas começam a ser vermelhas e amarelas até 1992.
  • Corneta Paralisadora: corneta que, ao ser tocada uma vez, paralisa a pessoa. Duas vezes, desparalisa
  • Corda:Só é citada em dois episódios Hospedaria Sem Estrelas(1977) e Dr. Chapatin e as Melancias/O Retorno do Super Sam(1978) aparece só no Programa Chespirito.
  • Voo: Chapolin exatamente não voa, mas pode flutuar, isso foi mostrados em alguns episódios.
  • Toque do Chifre Destruídor: Esse golpe é usado no episódio "A casa de chá do luar de 8 de agosto de 1984", quando Chapolin luta contra o Simpato Yamasaki, foi usado como última opção para ganhar dele.
  • Tempo: Pode parecer mentira, mas acredite: na esquete "O vampiro" de 1972, Chapolin não consegue derrotar o Vampiro, então sua única opção é trocar o horário do relógio, pode parecer imbecil, mas acabou ainda vencendo o vampiro.
  • Teleporte: Outro também que pode parecer mentira, mas na esquete "O pistoleiro da marreta biônica", Chapolin fica se teletransportando para enganar e vencer o Pistoleiro Veloz.
  • Bigode: Não é exatamente uma arma, mas por incrível que pareça esse disfarçe faz ele ser irreconhecível.

Roupas

Inicialmente Chespirito queria que o personagem tivesse roupa verde e se chamasse "Chapolin Justiceiro". Porém a emissora na qual ele trabalhava (TV TIM, que futuramente se tornaria atual Televisa) tinha apenas 4 tipos de tecidos: Preto, Branco, Azul e Vermelho. O Preto era muito fúnebre e também já havia outro super-herói que usava preto que era o Batman. O Branco prejudicaria a iluminação do estúdio. O Azul seria impróprio para cenas que usaria Chroma-Key. O qual que acabou sendo escolhido foi o Vermelho. Quem fez o primeiro uniforme do Chapolin foi Graciela Fernández, que foi a primeira esposa de Chespirito.

Chapolin Colorado é um personagem de Chapolin
Chapolin Colorado - Super Sam - Quase Nada - Racha Cuca
Tripa Seca - Alma Negra - Professor Inventivo - Outros