FANDOM

Chapolin 1.png
Chapolin e Chaves Pequeno.png

Palma, palma!! Não priemos cânico!!

Este artigo é pequeno, mas ser pequeno tem suas vantagens!! Ou não. Edite-o!!
Chapolin Colorado Lane
Chapolin colorido-1-.png
Nome Original Chapulín Colorado
Intérprete Roberto Bolaños
Profissão Super-Herói
Primeira Aparição A antiga Coruja Chinesa/O Marciano
Dublador Marcelo Gastaldi
Cassiano Ricardo
Tatá Guarnieri
Sérgio Galvão

Chapolin Colorado Lane (no original Chapulín Colorado), também conhecido como Polegar Vermelho e Vermelhinho é um personagem criado e interpretado por Roberto Bolaños. O super-herói foi astro do programa El Chapulín Colorado de 1970 até 1979. Com o fim da série, o personagem ganhou um quadro em Chespirito, do ano de 1980 á 1992 com seu último episódio Mulher Tirana, Marido Banana.

Criação

Segundo Bolaños, Chapolin foi criado para em forma de protesto contra os super-heróis enlatados norte-americanos: foi criado para mostrar a força acovardada da América Latina. Chapulín é uma espécie de gafanhoto comestível muito apreciada no México. Para o uniforme, Chespirito tinha 4 cores: Preto, Branco, Azul e Vermelho. O Preto simbolizava a morte, e logo foi descartado. O Branco se associaria a algumas religiões, e também caiu fora. Sobraram o Azul e o Vermelho. Como o primeiro atrapalharia o efeito "Cromakey" como por exemplo quando o Chapolin aparecesse em uma nave de papel pelo Espaço Sideral, o jeito foi se virar com o Vermelho. Assim também se juntou ao nome "Chapulín" o "Colorado" pela cor do uniforme.

Personagem

Chapolin é o contrário de todos os super-heróis: medroso, covarde e confuso. Sem nunca perder a pose, o mulherengo Chapolin sempre tenta disfarçar seu medo diante das mais diversas situações, e mesmo sendo medroso, de forma incrível consegue resolver os casos, seja com inteligência, seja com trapalhadas. Apesar de sua covardia, o Chapolin tem, no intanto, um forte senso de heroismo e responsabilidade social, visivel quando censurou dois sem tetos por mendigarem ao invéis de trabalharem, ou quando ele ajudou na recuperação de Tripa-Seca e Chinesinho, apesar das tendencias sociopatas e passado criminal destes.

Família

De acordo com este episódio, Seu pai chamava-se "Pantaleon Colorado y Roto" (Calça Vermelha e Curta) e sua mãe "Luisa Lane" (piada ao nome Lois Lane de Superman).

Origem do Nome

Seu padrinho estudava e colecionava insetos. Então escreveu o nome de 4 insetos em pedaços de papeis e os colocou dentro de um chapéu, pediu que alguém sorteasse e assim saiu o nome "Chapulin" (Gafanhoto) para o batismo. Os outros três insetos eram Libélula, Escarabajo (Escaravelho) e Gorgojo (Caruncho). Portanto, literalmente, o nome "Chapulin Colorado" quer dizer, em português, "Gafanhoto Vermelho", sendo seu nome completo "Chapulín Colorado Lane".

Armas

Chapolin Colorado é um personagem de Chapolin
Chapolin Colorado - Super Sam - Quase Nada - Racha Cuca
Tripa Seca - Alma Negra - Professor Inventivo - Outros

Também no FANDOM

Wiki aleatória