FANDOM

Antes Um Tanque Funcionando Que Uma Lavadora Encrencada
A Lavadora da Dona Florinda
Episódio de Chaves
Título Original La Lavadora
Florinda Meza
Ruben Aguirre
Angelines Fernández
Raul Padilla
Versão Única versão
Ano 1980
Anterior Os Hóspedes do Sr. Barriga - Parte 4
Próximo Último Episódio
Dublagens MAGA: 2 Dublagens
Obs.: Dois carregadores aparecem na vila.

Antes Um Tanque Funcionando Que Uma Lavadora Encrencada ou A Lavadora da Dona Florinda (no original La Lavadora) é um episódio de Chaves do começo de 1980. É o último episódio da série como programa independente, sendo exibido ao final de temporada de 1979.

Sinopse

Chaves resolve brincar com seus barquinhos de papel no tanque da vila. Dona Florinda o expulsa e, logo depois, tem que expulsar Chiquinha que quer lavar sua boneca e discutir com Dona Clotilde e Dona Neves pelo tanque. Tempo depois, dois carregadores levam uma grande caixa para a casa de Dona Florinda. Dona Clotilde tenta espionar, mas sem sucesso. Logo depois chega o carteiro Jaiminho. Para evitar a fadiga, Jaiminho pede as crianças que entreguem uma carta para Dona Florinda. Dona Clotilde pega a carta para entregar e espionar, outra vez sem sucesso. As crianças contam a Jaiminho sobre a caixa. Quando os entregadores vão embora, Jaiminho os segue. Dias depois, Dona Clotilde comenta com Dona Neves que já faz dias que Dona Florinda não usa o tanque. Jaiminho chega e diz que dias antes não alcançou os carregadores, já que caiu de bicicleta. Dona Florinda sai de sua casa e pendura roupas no varal. Os curiosos tentam descobrir como ela lavou as roupas, mas Florinda se distrai com a chegada do Professor Girafales, deixando as roupas no chão e entrando em sua casa. Jaiminho, Dona Neves e Dona Clotilde pagam ao Chaves para levar as roupas da Dona Florinda e descobrir o mistério. Ao entrar no 14, Chaves se espanta com a máquina de lavar. Dona Florinda o expulsa, mas Girafales acha melhor ensinar as crianças o funcionamento de aparelhos. Ele pede mais roupas para lavar. Nisso, Clotilde, Neves e Jaiminho entram com roupas sujas e se espantam ao ver o funcionamento da lavadora. Chaves acaba colocando muito sabão na máquina, fazendo muita espuma e confusão com a mangueira. Girafales acaba derrubando o chapéu na máquina e Chaves o seca nos roletes. Com a desculpa de que o Chaves e a lavadora estavam estorvando, Florinda devolve a lavadora. Ela ainda mostra que pediu a Chaves que lavasse o bule de café. Ele lavou e o secou nos roletes.

Trivia

  • Dona Neves diz que vivem 78 inquilinos na vila.
  • Este é o único episódio da década de 80 exibido no Brasil atualmente.

Chaves - Temporada de 1979