FANDOM

A Moeda Perdida
Amoedaperdida
Episódio de Chaves
Título Original Adivinanzas
Elenco Carlos Villagrán

Roberto Gómez Bolaños

Ramón Valdez

Versão 1
Ano 1972
Anterior O Homem da Roupa Velha
Próximo A Festa da Boa Vizinhança (versão 1)
Dublagens MAGA
Obs.: Primeira aparição de Kiko na série.

A Moeda Perdida, no original Adivinanzas é um episódio de Chaves de 1972. É o segundo episódio da série.

História

O episódio começa com Quico, que sai debaixo de um tanque. Chiquinha chega e pede o que ele está fazendo. Ele diz que está procurando uma moeda que perdeu. Chiquinha se interessa. Ele diz que se ela encontrar, deve devolvê-la ao menino. Ela concorda, mentindo. Kiko diz que vai continuar procurando; Ela concorda, e começa a procurar também. Ajoelhada, Chaves não a vê quando chega andando, equilibrando uma vassoura na mão. Ele cai por cima dela, que o empurra, levantando rapidamente. Chaves ameaça bater na menina, que sai correndo em direção á sua casa, chamando por seu pai. Seu Madruga abre a porta, e Chiquinha se abaixa, fazendo Chaves bater nas costas do homem, não da menina. Seu Madruga bate nele, e ele começa a chorar. Chiquinha entra em casa, para na frente da janela e pergunta á Seu Madruga onde ele vai. Ele responde que vai até a esquina para comprar um jornal. Ela pede que ele lhe compre uma revista em quadrinhos. Ele diz que sim. Então, Chiquinha oferece algumas. Ele diz que compra depois, pois tem que trocar o dinheiro. Nisso, Chaves vê uma moeda no chão, se ajoelha para pegá-la, e quando Seu Madruga vira para a porta da vila, cai em cima de Chaves. Seu Madruga chinga o menino e bate nele, que chora. Chaves explica que só queria pegar a moeda, e pede se é dele, que diz que não. Chiquinha se lembra de Kiko, e diz que é dela. Ela pergunta se o menino não viu uma moeda que ela tinha perdido. Chaves esconde a moeda atrás de seu corpo, mas entrega á menina. Ela agradece, e sai em direção á porta da vila, até que Chaves a puxa pelo cabelo, dizendo que ela o deve 1 cruzeiro. Ela pergunta por que, e ele diz que eles apostaram em um jogo de futebol, e que o time ganhou por 3 gols, não por 2, como ela havia dito. Chiquinha tenta driblar a situação, dizendo que ele não sabe fazer contas, explicando: "Quantos gols fez o Palmeiras?" "1 só" "E quantos os 2 gols de lambuja?" "3, mas a Ponte Preta enfiou 4 gols" "Menos os gols de lambuja? Me deve um cruzado" Chaves faz as contas, e vê que ela estava "certa". Kiko sai de sua casa, e pede se a menina encontrou a moeda dele. Ela diz que não. Ele pergunta o que ela tem na mão, e ela devolve, respondendo que tem dedos. Kiko pede o que ela tem nos dedos. Ela diz unhas. E nas unhas, sujeira. E na sujeira, micróbios. Ela pergunta se ele quer pegar uma doença. Ele diz que ela está mentindo, e ameaça bater/matar ela. Ela diz que ele só bate em mulher, por que não bate no Chaves então. Ele diz que por que o Chaves já tem 8 anos, enquanto Kiko mal completou 7. Chiquinha chama Chaves e pede se ele ouviu o que Kiko disse sobre ele. Ele diz que não, e ela diz que Kiko disse que é uma pena, por que Kiko queria brigar com ele, mas ele tem medo e as pernas tremem. Chaves fica bravo, e se prepara para bater em Kiko. Kiko diz que não disse nada disso, e pede que Chaves não o bata. Mas Kiko se abaixa, e Chaves acaba batendo em Seu Madruga. Ele se irrita, e bate no garoto. Chiquinha ajunta o jornal do chão e entrega para seu pai, que agradece. Eles vão para casa. Kiko chega em Chaves e diz que Chiquinha roubou sua moeda. Chaves pergunta se a moeda é dele, e Kiko confirma, dizendo que se Chaves pegar a moeda para ele, ele a dá de presente para Chaves . Ele diz que vai pegar. Chiquinha pede á Chaves se ele sabe qual é um animalzinho negro, que fica andando no chão e que tem 8 patas. Chaves diz que é a formiga. Chiquinha dá um soco na barriga do menino, dizendo "que te bate na barriga". Chaves vai chorando até Kiko. Ele explica o que ela lhe perguntou. Kiko diz que Chaves deve ir até Chiquinha e perguntar á ela qual é o animalzinho que tira o mel da flor. Chaves diz que é o beija-flor. Kiko bate em seu nariz, dizendo "que te acerta o cheirador". Chaves chora e ameaça bater em Kiko , que não deixa, dizendo só ter feito isso para que Chaves acerte Chiquinha . Chaves vai até a menina, e diz para ela esperar um poquinho. Ele vai até Kiko e diz que esqueceu. Kiko repete, Chaves responde, e Kiko bate nele, que chora. Ele vai para perto para bater em Kiko, mas ele diz novamente que é para ele fazer isso na Chiquinha. Chaves concorda e volta até a garota. Ele pergunta se ela sabe qual é o animalzinho que tira a flor do mel, e já se prepara para bater nela. Ela diz que é muito fácil, e responde que é o "papa-mel". Seu Madruga aparece na janela e diz que ou é a abelha, ou é o marimbondo. Ela concorda, e Chaves diz que ela errou. Ela diz que enganos acontecem nas melhores famílias. Ele concorda, mas diz que quer que ela lhe fale um outro animal que tira o mel da flor. Ele se prepara para bater na menina. Ela diz que é o elefante. Chaves diz que não, pois o elefante não sabe voar. Ela corrige, dizendo que estava se referindo ao elefante dumbo. Ele diz que está falando de outro animal que também come mel. Ela pede qual, e tem como resposta "o beija-flor". Chiquinha bate no nariz do menino, dizendo "que te acerta o cheirador". Ele chora, e vai até Kiko. Kiko pede o que aconteceu, e Chaves diz que não conseguiu. Kiko faz carinho no menino, e diz que já passou. Chaves diz que ela acertou seu nariz de novo, e Kiko fica indignado, dizendo que Chaves é mais burro do que ele. Ele diz para prestar atenção, e fala "qual é a esposa do ganso?". Chaves diz que é a gansa, e Kiko diz que "te acerta na pança". Kiko vai para perto novamente para bater em Kiko , o mesmo que diz que só fez isso para que ele faça o mesmo em Chiquinha. Chaves concorda e vai até a menina, e pergunta qual é a esposa do ganso. Ela pergunta se não é a formiga. Ele pede "que formiga?", e Chiquinha diz "a que te bate na barriga", dando um soco na barriga do pobre menino. Nisso, Seu Madruga sai de sua casa e a puxa pelo cabelo, dizendo que ela não deve fazer isso.

A cena muda. Agora, Seu Madruga está do lado de fora de sua casa, e Chiquinha dentro, chorando. Ele diz que ela não deveria chorar. Seu Madruga dá uma moeda a Kiko, e uma para Chaves também. Eles agradecem, e Chaves pergunta se ele bateu em Chiquinha. Seu Madruga diz que sim, pois achou que era necessário. Chiquinha chama Chaves para perto, e o pergunta se ele sabe qual é o animal que bate em seus filhos. Seu Madruga fica irritado. Fim da esquete.

Dubladores

Curiosidades

  • É a primeira aparição de Quico na série.
  • Chiquinha e seu pai moram na casa 72, e não na 14, como no episódio anterior. Essa alteração foi mantida permanentemente.
  • A partir desse episódio, Quico e sua mãe moram na casa 14.
Escrito por: Monique Eduarda

Chaves - Temporada de 1972
O Mendigo da Praça/O Homem da Roupa Velha/A Moeda Perdida · Os Preços do Doutor/A Festinha · O Disco Voador/O Boxeador/O Dinheiro Perdido · Procurando Emprego/Querem Sujar a Roupa do Quico/Os Balões · O Contrabando/As Novas Vizinhas, Partes 1 e 2 · A Indigestão/A Mosca É Muito Tosca/As Novas Vizinhas - Parte 3 · As Batats Fritas/Seu Madruga Carpinteiro/A Zarabatana

Também no FANDOM

Wiki aleatória